Valnei G. Lopes - Criação do Rio Amazonas - Óleo sobre tela



A floresta amazônica pasmem, senhores e senhoras, o pulmão do mundo, já perdeu dezessete por cento de sua área verde. De quem é a culpa? Minha ? Sua ? De toda a sociedade ? Das multinacionais ? Dos formadores de opinião ? Da imprensa ? Do governo ? A resposta ?
De todos nós. Somos todos culpados, com a nossa parcela já transformada em números. Já temos uma herança para os nossos filhos e netos: dezessete por cento a menos no maior complexo de floresta tropical ( rain forest como falam os donos do mundo ). Já temos uma parte na herança: Menos dezessete por cento de oxigênio. Menos dezessete por cento de biodiversidade. Menos dezessete por cento de vida. Somos perdedores. E quem está aqui colocado como "vencedores" ?
Os políticos - que, como maioria, manipulam as leis em benefício próprio e se aproveitam da proximidade da informação privilegiada, grilando terras e incorporando ao seu patrimônio o bem público (incorporação de terras da união).
Os latifundiários - que só pensam no hoje, e não pensam duas vezes em usar a motoserra e o fogo para destruir o verde.
Os pequenos proprietários - que fazem questão de venderem madeira nobre a preço de banana e são desinformados a respeito do melhor cultivo e aproveitamento da terra e da criação de gado.
O Brasil não é mais o país do futuro é o país dos aproveitadores de agora.
Brasil é verde e o verde é de todos nós !
Estudantes de qualquer nível levantai esta bandeira !
Empresários do bem, erguei este lema !
Viva a vida ! Viva o nosso maior patrimônio: o Verde.
Viva o maior dos bens: A vida.